Cuidados que geram pertencimento
Pode parecer um detalhe não muito importante, mas com certeza é. Muita gente julga que cuidar da cidade é algo supérfluo em meio a tantos outros detalhes necessários para se fazer uma boa gestão. Uma cidade bem cuidada, com uma boa infraestrutura e também com um apelo estético, além de fomentar o turismo e o mercado imobiliário, gera um senso de pertencimento por parte dos moradores. Mas falando de uma questão mais específica dessa infra, vamos focar nos pontos de ônibus, um grande problema, não só na nossa cidade, mas em vários locais.
Para entendermos a problemática desse assunto, precisamos analisar in loco, como anda essas estruturas, buscar compreender suas demandas e qual a melhor maneira de atender as necessidades dos usuários. A parada de ônibus, é um local onde a maioria da população usa diariamente, em vários horários do dia, o objetivo deste recinto, é criar um espaço de permanência média, o mais confortável possível, além de proteger das intempéries.
Hoje, os usuários de transporte público coletivo padecem em pontos de ônibus sem telhas, com bancos quebrados, enferrujados, desprovidos de pintura, não tendo acesso ao serviço de forma adequada e segura. Só quem vivencia todos os dias sabe o quão desconfortável é, chega a ser insalubre. Já aconteceu diversas vezes de chover, além de não ter telhas, a maioria das vezes os pontos têm goteiras e podem chegar até mesmo a alagar. Esse desconforto de estar sem cobertura é prejudicial também em dias de sol. A falta de bancos também deixa ainda mais desconfortável essa experiência. Na maioria das vezes, esperar por um transporte público é extremamente estressante.
O objetivo da cidade é servir aos cidadãos, mas isso nem sempre é uma prioridade, cuidar desses e de outros detalhes, faz com que a experiência do usuário ao transitar pela cidade seja prazerosa. Dessa forma, quando o departamento de infraestrutura da cidade tem essa visão todos saem ganhando.
Comments