top of page
Foto do escritorCrislene Teixeira

Quando o sonho de construir se torna um pesadelo

Como evitar erros na construção



As pessoas até imaginam a dor de cabeça que é gerir uma obra, mas só quem já viveu sabe os desafios de manter tudo dentro do orçamento e não ter que abrir mão da tão sonhada casa própria. Pensando nisso, separei algumas dicas para que você não sofra com esse problema.


O primeiro conselho parece óbvio, mas nem sempre é seguido, planeje-se! É muito importante que você saiba quanto está disposto a investir no final, como será a entrada desse capital, se será de uma vez só ou em etapas. Caso queira financiar, precisa saber qual o valor máximo que consegue dentro de sua renda, tudo isso é necessário, porque determinam elementos básicos do projeto como, o tamanho final da casa, os materiais que serão usados, entre outros detalhes.


Depois que você tiver a resposta de quanto irá investir, você consegue calcular de forma superficial o tamanho da sua casa, para fazer esse cálculo, você precisa pegar o valor total, descontar o valor do terreno, e o que sobrar você divide pelo valor atual do m² na sua região, esse valor pode e vai variar muito de acordo com a época do ano e com a economia do país, mas já é um norte para você saber se precisa comprar um terreno mais barato ou fazer uma casa menor.


Até aí você consegue ter uma noção rasa de valores, porque só o projeto vai te dar mais clareza sobre o valor final. Agora chegou a hora de contratar um arquiteto, ele vai somar todos os seus sonhos e compará-los com o valor que tem para investir. Esse profissional vai te direcionar e vai conseguir extrair de você quais são as suas prioridades, dessa forma irá mostrar qual a melhor forma de economizar, se é diminuindo a casa, se comprando um terreno menor, se seria no sistema construtivo, ou até mesmo nos materiais de acabamentos.


Cada detalhe conta, o projeto arquitetônico vai te direcionar e ditar tudo na sua casa, da setorização e implantação aos detalhes de decoração, o projeto estrutural, hidrossanitário e elétrico irá complementar e permitir uma noção de materiais para essas áreas complementares. Quando contratado todos esses projetos é mais fácil evitar imprevistos e ter mais controle do que será feito, evitando que decisões sejam tomadas de maneira precipitada na obra.


Fazer os projetos, não é suficiente, segui-los é essencial! Muitas pessoas fazem a contratação de todos os projetos, mas na obra, acaba recebendo alguns “pitacos” de amigos, parentes até mesmo da mão de obra e acabam mudando detalhes na hora da execução, esquecendo que uma única mudança pode implicar no resultado da obra como um todo.


Portanto, faça todos os projetos e cuidem bem da execução, contrate visitas dos profissionais para explicar o projeto para quem vai executar, contrate uma boa equipe de obras, que vai respeitar e seguir o projeto proposto e que esteja sempre disposta a encontrar soluções inteligente e baratas para sua obra.


Quer economizar dinheiro? Contrate sempre um arquiteto!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page