A arquitetura e sua influência na produtividade
É fato que o ambiente influencia diretamente em como nos sentimos e automaticamente em como agimos, quando falamos de ambientes de trabalho, sejam eles uma empresa, escritório ou até mesmo um home office, ter um local adequado garante motivação, concentração, disposição, humor e até mesmo de mudança em casos de fadiga. Então, é impossível negar que há uma ligação entre motivação e arquitetura, hoje vamos dar dicas de como melhorar seu ambiente de trabalho, deixando ele mais agradável para os funcionários e automaticamente ajudando a conquistar mais clientes.
Quando a empresa começa a se importar com quem nela trabalha e cuida para que estejam satisfeitos, ela garante resultados melhores, um local de trabalho agradável e adequado às necessidades como ergonomia, organização, conforto acústico, iluminação adequada, todos esses aspectos, torna o processo de trabalho mais fluido e mais saudável.
Um layout adequado, permite uma organização por setores e tarefas, evitando fluxos desnecessários, circulação cruzada pelo ambiente. É necessário que essa organização seja feita de maneira que deixe pessoas que trabalham no mesmo setor próximas, permitindo que as ferramentas por elas utilizadas estejam próximas, facilitando assim o fluxo de trabalho.
Muita gente já sabe o quanto o uso das cores pode influenciar no comportamento, não é à toa que grandes marcas como MC Donald’s e Burger King usam o vermelho e amarelo, afinal são cores que geram apetite dos clientes. Existem cores para acalmar, para concentrar, motivar, alegrar, cada uma tem uma função, e a escolha deve ser feita de acordo com a sua intenção, sendo utilizadas de maneira consciente e adequada podem trazer grandes resultados.
A iluminação é um ponto importantíssimo, afinal, é fato que luzes amarelas nos relaxam e as luzes brancas nos deixam alerta, mas vai muito além disso. É necessário fazer um cálculo para ver quantas lâmpadas devem ser colocadas no ambiente, qual a potência correta delas, pensar em uma maneira que a luz fique bem distribuída para que não falte em nenhum espaço e não esteja em excesso em nenhuma parte, esse é um ponto que influencia de maneira diária na saúde de quem usa o local.
Um ambiente limpo visualmente, bem organizado, passa uma sensação de que está tudo certo e preparado para trabalhar, dando mais motivação. Um lugar bagunçado, com muitos itens expostos e fora do lugar, pode prejudicar a concentração e o rendimento do trabalho.
Não podíamos deixar de falar da ergonomia que é o principal para garantir saúde aos funcionários. Ela tem a capacidade de prevenir o desencadeamento de implicações no pescoço e costas, que estão entre os principais motivos de licenças e afastamento no Brasil.
Investir em todos esses itens, garante que os funcionários sejam bem atendidos dentro da empresa, evitando danos à saúde, dessa maneira evita rotatividade e afastamentos.
Quer economizar dinheiro e ter uma empresa referência? Contrate sempre um arquiteto!
Comentários