O que vale mais a pena
Quando o assunto é futuro, a dúvida entre comprar e construir é extremamente recorrente, posso afirmar com convicção que depois de “quanto custa construir? ”, essa é a pergunta que mais recebo. Então vou dar uma luz e te ajudar a levantar os prós e contras de cada um e entender qual se encaixa mais no seu perfil.
Essa pergunta não é tão simples de ser respondida, pois é necessário levar em consideração muitas questões, dessa forma eu vou fazendo uma espécie de peneira para filtrar a necessidade de cada um. Quando algum cliente aparece com essa dúvida eu sempre pergunto, "o que você vê quando pensa na sua casa?". É muito importante saber essa resposta, porque você consegue captar o perfil do cliente, e aí percebe, de forma mais genérica, quais as suas prioridades. Eles geralmente começam a falar quantos e quais cômodos, qual o tamanho deles, quando eles param por aí, percebo que a prioridade nessa situação é ter um lar aconchegante, que os atendam, não tem nenhuma solicitação tão fora dos padrões que não se possa encontrar no mercado imobiliário. E existe o outro perfil de cliente, bom, eu com certeza me encaixo nesse, sempre que vejo minha casa eu visualizo jardins no meio da sala, espelhos d'água passando na lateral, uma claraboia, aqueles banheiros que tem jardim no final da área de banho. Conseguem perceber a diferença? Meu sonho é muito específico, se eu não construir, com toda certeza não vou encontrar uma casa com todas essas características.
Gosto de levantar essa questão, pois geralmente o cliente não consegue ter essa percepção sozinho, claro que essa não é a única coisa que se deve levar em consideração, mas daí já consigo direcionar várias pessoas para a construção e não para a compra.
Obviamente, existem muitos outros questionamentos a se fazer, valor para o investimento, se tem tempo de aguardar a construção, se vamos encontrar um bom terreno em um bom lugar, se a casa pronta precisa de reforma, enfim, são muitos, então outra dica que eu tenho, é para que você sempre coloque peso nas suas prioridades, anote todas em forma de lista e dê notas de 0 a 10 para cada uma delas, vou dar um exemplo para vocês. Os itens que citei acima, claraboia, jardim no banheiro, pé direito duplo, se encaixam no item espacialidade, e isso para mim tem peso 10. A localização para mim, tem peso 8, a compra do meu terreno me deu muito gás para decidir construir, muito bem localizado, com escola, posto de saúde e outros equipamentos urbanos que me facilitariam a vida. Já o tempo, tem peso 3, considerando que não temos pressa e temos bastante tempo para projetar e construir com calma. Quando você começa a dar peso para as suas necessidades e desejos, você consegue ter uma percepção maior do que vale ou não a pena para você, eu posso te direcionar, levantar questionamentos que você nunca teve, mas a resposta só você mesmo pode ter.
Vou falar de um último item, que também pode ser critério de desempate, pois saber qual de fato é o mais barato pode ser o suficiente para você mudar de ideia. Quando você opta por comprar uma casa pronta, você não paga apenas o preço de custo, pois as construtoras e imobiliárias colocam um acréscimo nesse valor. Sem contar que se a sua opção for comprar uma casa antiga para reformar, você ainda corre o risco de encontrar problemas difíceis e caros de resolver, então uma simples reforma pode se tornar uma enorme dor de cabeça. Quando você constrói, além de ter a casa já do seu jeito, se você fizer um projeto arquitetônico e os complementares e segui-los durante a obra, você consegue ter controle do orçamento, dessa forma, você pode otimizar os gastos, realizando-os de forma mais inteligente e personalizada. Outro ponto é que você não tem as taxas de construtoras ou imobiliárias para arcar, visto que o terreno é uma propriedade sua. Além disso, se você não tem pressa, é possível controlar o cronograma de construção conforme sua possibilidade de pagar. Essa é uma prática comum, visto que falamos de um investimento ainda considerável.
Quer facilitar a sua vida e economizar dinheiro? Contrate sempre um arquiteto!
Commentaires