top of page
Foto do escritorCrislene Teixeira

Quero construir, por onde começar?

Atualizado: 5 de mai. de 2022

Entendendo o processo de um projeto e a sua importância


Muita gente sonha em realizar o sonho da casa própria, mas a maioria delas não sabe quanto custa e nem por onde começar. Hoje vou dar uma luz para quem está pensando em dar esse novo passo na vida!


A pergunta que mais recebo é, devo comprar e reformar ou construir em um terreno novo. Bom, essa pergunta não é muito fácil de ser respondida, esse assunto é tão extenso que pode ser papo para outra matéria. Além de todos os outros questionamentos que devem ser levantados, localização, tempo, investimento, eu sempre faço uma pergunta importante, "o que você vê quando pensa na sua casa?". A partir dessa pergunta a pessoa consegue ter uma nova percepção, consegue ver seus sonhos e prioridades. Se a resposta for algo genérico, fácil de se encontrar no mercado, eu digo para o cliente pensar na possibilidade de comprar. Mas existem pessoas com sonhos específicos, com ideias que não se encontram por aí, para esses que tem como prioridade um espaço único e criativo, eu logo indico construir.


Bom, depois que optamos por construir, vamos para a escolha do terreno, muito importante que nessa fase você já tenha um arquiteto para te orientar, nem sempre o mais barato é o melhor negócio! Na fase de escolha do terreno, além da localização, existem outros pontos a serem levados em consideração, a insolação, a altura dos prédios vizinhos, formato, e digo, principalmente a topografia e o solo, esses dois vão definir se você vai gastar muito com a fundação da casa, coloque tudo na balança durante o processo da compra.


Agora vem a parte mais legal, que é quando você vê a casa de fato, depois de ter sido feito o estudo do solo e o levantamento topográfico, vem uma fase intensa de troca entre cliente e arquiteto. Costumo dizer que essa é a fase mais importante e é necessária dedicação de ambas as partes para que o projeto fique do jeito que o cliente sempre sonhou. É quando vemos a planta definida, imagens 3ds, fachada, interior, é quando a gente de fato se encanta.


Depois da definição do arquitetônico, entra os complementares, que são realizados por engenheiros, projeto estrutural, elétrico, hidrossanitário. É de extrema importância que arquiteto e engenheiro estejam alinhados. Depois desses projetos, nós conseguimos de fato saber quanto fica a obra e partir para os desenhos de aprovação, no caso de residência seria só a prefeitura e as vezes o condomínio, essa fase é chamada de projeto legal.


Agora vem a última e extensa parte de desenhos executivos, é hora de desenhar de forma minuciosa cada detalhe da casa, tudo que será executado, estará descrito em um desenho arquitetônico. Essa fase exige atenção, dedicação e muito conhecimento técnico.


Bom de maneira bem rápida e resumida, expliquei como funciona um projeto arquitetônico e suas fases. Como vocês viram, arquitetura vai além da escolha de materiais ou de um simples desenho de planta, é o conjunto e alma da casa, com ele você define suas prioridades, tem auxilio técnico em suas escolhas, além de te ajudar a resolver imprevistos bem antes que eles aconteçam.


Quer facilitar a sua vida e economizar dinheiro? Contrate sempre um arquiteto!


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page