top of page
Foto do escritorCrislene Teixeira

Arquitetura e bem-estar

A influência do ambiente na qualidade de vida




É cientificamente provado que o ambiente tem influência direta na qualidade de vida das pessoas, ele diz muito sobre como está a sua mente, interferindo diretamente no nosso humor e na nossa produtividade, além disso, contribui para a nossa saúde física e metal.


Esse ponto deixa clara a importância de contratar um projeto arquitetônico coerente para o usuário, hoje em dia, está havendo um movimento mais focado na saúde e bem-estar das pessoas, dessa maneira os arquitetos estão sendo desafiados a pensar ainda mais em melhorar as propostas de projetos, fazendo com que as pessoas se sintam mais dispostas no trabalho, melhorem o humor, a alimentação e o sono.


Algo que parece simples, mas pode influenciar na vida de quem usufrui do espaço, é a implantação da casa, ela define a iluminação e a ventilação dos ambientes. Para que essa seja bem definida, é necessário estudos de insolação e ventilação, dessa forma, conseguiremos saber a melhor forma de aproveitar o terreno de acordo com as necessidades do cliente. Um ambiente bem ventilado, pode prevenir várias doenças como, rinite, sinusite, asma entre outras doenças respiratórias. Um lugar com uma iluminação adequada pode contribuir para o bom humor.


O projeto vai muito além de só estética, falando de funcionalidade, não há nada como ter um ambiente que contribua e facilite seu dia a dia, indo do macro para o micro, a funcionalidade vai da setorização da casa, passa pela dimensão dos cômodos, passa também pela escolha de materiais, (que se forem mal feitas, além de dificultar a limpeza, podem ocasionar em acidentes), chegando aos móveis, que precisam ser detalhados e pensados para atender as necessidades funcionais e ergonômicas de cada cliente.


A estética pode parecer algo supérfluo, mas garanto a vocês que não, as grandes marcas sabem disso, as cores transmitem sensações e emoções nas pessoas, por exemplo, o vermelho e o amarelo são cores que geram fome, então as maiores redes de Fast Food, fazem uso das mesmas. As clinicas e hospitais, em sua maioria utilizam do azul e do verde, essas cores transmitem frescor, limpeza, saúde e tranquilidade, tudo que se busca dentro desses ambientes. No caso de ambiente residenciais, as cores também podem ser usadas de forma estratégica, além de imprimir a identidade do usuário, gerando assim um maior sendo de pertencimento ao espaço.


Agora falando de organização, que é um ponto de extrema importância para o nosso bem-estar, é nítido o incômodo que um ambiente desarrumado e sujo tem sobre nós, nos deixam estressados, desanimados e improdutivos, tudo isso contribui para uma produtividade baixa, e em casos mais extremos, pode levar a depressão.


Realmente são muitos detalhes, todos esses pontos que citei, e muitos outros que não caberiam no texto, devem ser levados em consideração em um projeto arquitetônico, afinal o ambiente tem que servir ao usuário, contribuindo assim para sua saúde física e mental.


Quer viver bem e economizar dinheiro? Contrate sempre um arquiteto!


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page